Estruturas são utilizadas para restabelecer acessos comprometidos por desastres naturais
O governador Jorginho Mello esteve neste domingo (4) na 4ª Festa Regional da Tilápia, em Armazém.
Durante o evento, o governador assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola de Educação Básica Monsenhor Francisco Giesberts, no valor de R$ 2 milhões, bem como os termos de parceria para a instalação de 29 “kits ponte” da Secretaria de Estado da Defesa Civil.
Além de Armazém, outras quatro cidades da região foram contempladas com os 29 kits: São Martinho, Tubarão, Gravatal e Imaruí. O investimento total do Governo do Estado é de mais de R$ 7,6 milhões.
Os “kits ponte”, também chamados de kits de transposição, são estruturas utilizadas para restabelecer acessos comprometidos por desastres naturais.
Esses kits foram desenvolvidos para oferecer uma solução rápida e segura diante da destruição causada por chuvas intensas e cheias de rios, que frequentemente compromete pontes e estradas.
“E o kit ponte é a substituição da ponte de madeira, da ponte que foi carregada pela chuva, às vezes, de concreto que sofreu abalo por conta de uma enxurrada, de uma enchente ou até mesmo de um deslizamento. A Defesa Civil proporciona esse kit, a prefeitura faz a cabeceira e a Defesa Civil coloca esse kit de concreto que pode ter de 5 a 8,25m de largura, ou seja, é uma ponte nova que substitui uma de madeira muitas vezes e traz uma outra condição e dificilmente ela vai sofrer qualquer abalo no futuro pela qualidade que ela é feita”, explicou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.