Oficinas é o bairro com maior número de focos do mosquito, assim como aconteceu no ano passado
Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus, a prefeitura de Tubarão realizará um mutirão nos dias 4 e 7 de abril, no bairro Oficinas. A ação visa envolver a comunidade no enfrentamento das doenças e na eliminação dos focos do mosquito.
Até o momento, um paciente já foi confirmado com a doença no município. Oficinas é o bairro com maior número de focos, assim como aconteceu em 2024. Durante o ano passado, 80 moradores do bairro contraíram dengue, sendo que um desses veio a óbito.
O mutirão acontecerá em uma área delimitada entre a Avenida Marechal Deodoro (beira-rio) e a Rua Galdino José de Bessa, seguindo até a Rua Antônio Delpizzo Junior, contornando o limite do bairro até chegar novamente à beira-rio, ao longo da Rua João Piava, incluindo toda a região que beira os trilhos.
No dia 4 de abril, equipes da secretaria de Saúde percorrerão as residências da região, orientando os moradores sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito. Durante as visitas, serão fornecidas instruções sobre medidas preventivas e solicitada a colaboração dos cidadãos na limpeza de seus quintais.
Materiais inservíveis serão recolhidos
Já no dia 7 de abril, caminhões passarão pela área delimitada para recolher materiais inservíveis, como sofás, camas, fogões, cadeiras, mesas, panelas, eletrônicos, latas de tinta, pneus e outros recipientes que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito. Esses objetos devem ser deixados nas calçadas para facilitar o trabalho das equipes de coleta.
No entanto, alguns materiais não serão recolhidos, como vidros, restos de tijolos, restos de pisos e entulhos de obra em geral. A população é orientada a não descartar esses itens durante a ação para garantir a eficácia do mutirão.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.