Marcas na areia indicam que animal retornou para o mar após ser perturbada
A foca-caranguejeira (Lobodon carcinophagus), que foi localizada em uma praia da região nesta semana, possivelmente retornou para o mar após ser perturbada pela população.
Ainda na quinta-feira (15), a equipe técnica do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) retornou ao local onde o raro animal estava e realizou uma avaliação, constatando que a foca estava saudável.
O isolamento também foi reforçado com placas informativas, alertando sobre a importância de manter distância e respeitar o espaço do animal.
No entanto, ao retornar ao local nesta sexta (16), a equipe identificou que os ferros do isolamento foram roubados, uma placa informativa foi vandalizada e havia marcas profundas de pneus de automóvel ao redor da área onde o animal descansava, indicando manobras perigosas e desrespeitosas próximas à foca.
Marcas na areia sugerem que o animal retornou ao mar possivelmente após ser perturbado.
"O PMP-BS/Udesc manifesta seu repúdio a esse tipo de atitude, que coloca em risco a vida de animais selvagens, dificulta o trabalho técnico-científico e demonstra um preocupante desrespeito às ações de conservação ambiental.
Reforçamos que a presença de uma foca-caranguejeira em nossa região é rara e de grande relevância científica. Casos como esse devem ser tratados com responsabilidade e consciência coletiva", diz um trecho da nota emitida pelo PMP-BS.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.