Problemas na assistência a uma paciente geraram revolta na comunidade
O atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Passagem, em Tubarão, deve ser normalizado nesta sexta-feira (25), após ter sido suspenso na tarde de quinta-feira. A paralisação ocorreu diante da ameaça de um protesto de moradores em frente à unidade.
Segundo a prefeitura, os funcionários foram temporariamente remanejados para a Policlínica Central, para onde também foram direcionados os atendimentos de urgência e emergência que seriam realizados na UBS da Passagem.
O episódio que motivou a tensão teve início na manhã de quarta-feira (23), quando uma moradora procurou atendimento na unidade por volta das 11h40. De acordo com o secretário de Saúde, Otavio Piva, o médico responsável não estava no local naquele momento, pois realizava uma visita domiciliar.
"A equipe explicou que o atendimento só poderia ser feito a partir das 13h, quando o médico retornaria. Mesmo assim, a paciente se recusou a sair e insistiu em esperar. Posteriormente, ao ser novamente informada sobre a situação, ela passou a agredir um técnico de enfermagem com tapas e a gritar", relatou o secretário ao jornal Diário do Sul.
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Ainda segundo Piva, a mulher entrou em surto, começou a arremessar móveis e a gritar. "Um dos vídeos mostra a paciente batendo em uma janela de vidro onde estava um enfermeiro. O vidro quebrou, e ela se feriu no braço, o que explica o sangue visto nas imagens que circularam nas redes sociais", afirmou.
Imagens da confusão começaram a circular já na tarde de quarta-feira. Um dos vídeos mostra a mulher sentada no chão da UBS, gritando, com um ferimento visível no braço.
Em nota oficial, a prefeitura de Tubarão disse que parte das informações divulgadas nas redes sociais "não condizem com o que realmente foi registrado no local", após análise das câmeras de segurança.
A nota destaca ainda que "a divulgação de conteúdos fora de contexto pode gerar interpretações equivocadas e injustas sobre o trabalho diário dos profissionais da saúde".
Medidas
A secretaria de Saúde afirmou que está adotando todas as medidas cabiveis para garantir a segurança fisica e emocional dos servidores envolvidos. Também reforçou o compromisso com um atendimento humanizado e de qualidade, tanto à paciente quanto à população em geral.
"E claro que essa situação não pode, nem será considerada normal. Já estamos revendo a forma de atendimento na UBS para evitar que fatos semelhantes voltem a ocorrer", concluiu Otávio Piva.
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