Tráfego em trevo de Imbituba será restabelecido ao formato original até que novos estudos sobre o impacto na movimentação de veículos no local sejam reavaliados
O tráfego no trevo de acesso dos bairros Ibiraquera e Alto Arroio na BR-101, em Imbituba, será restabelecido ao formato original até que novos estudos sobre o impacto na movimentação de veículos no local sejam reavaliados pela CCR ViaCosteira e ANTT.
Na última semana, após o apelo da população, foi suspensa a pintura do acesso. De acordo com a prefeitura, com a nova sinalização viária, a CCR interromperia a entrada dos bairros e isolaria a comunidade pela rodovia federal (sentido sul).
O entendimento para que as mudanças planejadas para o trânsito local sejam efetivadas somente após novos estudos foi obtido durante encontro do senador Beto Martins com técnicos da CCR, com a mediação da ANTT.
Segundo a CCR, existe um pré-estudo que indica que a via estará num limite de tráfego acima de sua capacidade e limites de serviços contratuais num período de médio prazo.
No encontro, foi sugerido então à CCR que as alterações sejam postergadas por, pelo menos, os próximos três a cinco anos, quando então novos estudos serão realizados e, assim, se discuta com a comunidade e autoridades a melhor decisão.
Diálogo e solução
“Entendemos que o desenvolvimento da cidade impacta no trânsito, mas como existe a possibilidade de que estas alterações sejam postergadas, chegamos a um entendimento que pôde ser compreendido pela comunidade e pela concessionária. Agradeço a ANTT e a CCR pela disposição ao diálogo e a busca de uma solução de consenso”, afirma o senador Beto Martins.
Os entendimentos passam ainda por formalidades que envolvem um requerimento oficial das autoridades locais, tramitação na ANTT e ajustamento contratual com a CCR. Enquanto isso, não haverá nenhuma mudança na condição atual da rodovia, que volta ao seu status anterior de funcionamento e sinalização.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.