Atletas de Tubarão foram graduados à faixa preta, o mais alto reconhecimento na hierarquia da arte marcial
Dois jovens judocas de Tubarão alcançaram um marco que representa não apenas uma conquista esportiva, mas também a coroação de anos de dedicação e superação.
Rodrigo de Almeida da Rosa e Luan de Melo Domingos foram graduados à faixa preta, o mais alto reconhecimento na hierarquia do judô.
O feito é ainda mais especial porque a trajetória de ambos começou há mais de uma década em um projeto social, e agora, além de atletas, eles se tornaram professores e empreendedores dentro do esporte que transformou suas vidas.
A história de Rodrigo e Luan se cruza desde a infância, quando ambos deram seus primeiros passos no tatame através do projeto social Judô da Combemtu, desenvolvido pelo professor Jaison C C Tavares, voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Aos seis e sete anos de idade, respectivamente, eles começaram a treinar sem grandes pretensões, mas logo descobriram que o judô era mais do que um simples esporte.
Com o incentivo dos professores e o apoio de suas famílias, foram crescendo dentro da modalidade e se destacando nas competições.
“A gente começou brincando, mas com o tempo percebemos que o judô era algo muito maior. Aprendemos a ter disciplina, respeito e, principalmente, a nunca desistir dos nossos objetivos”, relembra Rodrigo.
Com o talento e a dedicação demonstrados, ambos foram integrados à equipe da Associação Tubaronense de Judô, representando o município em torneios regionais, estaduais e nacionais.
Cada competição trazia novos desafios e oportunidades de aprendizado, moldando-os não apenas como atletas, mas também como pessoas.
“O caminho até a faixa preta não foi fácil. Foram anos de treinos intensos, ajustes técnicos, derrotas que serviram de aprendizado e vitórias que alimentaram o sonho de seguir adiante”, diz Luan.
Multiplicando o legado no esporte
Com a faixa preta amarrada na cintura, Rodrigo e Luan iniciam uma nova etapa: a de professores. Como auxiliares técnicos da Associação Tubaronense de Judô e sócios da Escola de Judô Tokage, eles não apenas ensinam técnicas, mas também transmitem valores fundamentais que aprenderam ao longo de suas trajetórias.
“Queremos que outras crianças tenham a mesma oportunidade que tivemos. O judô muda vidas, e estamos aqui para garantir que mais jovens tenham acesso a esse caminho”, afirma Rodrigo.
Com aulas dinâmicas e uma metodologia voltada para o desenvolvimento físico e emocional dos alunos, eles já começam a impactar a nova geração de judocas, ajudando a construir futuros campeões – dentro e fora dos tatames.
“Se pudermos inspirar pelo menos uma criança a acreditar em seu potencial, já estaremos cumprindo nossa missão”, conclui Luan.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.