Terça-feira, 14 de outubro de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
ESPORTES
14/10/2025 14h03

Das ruas para as Olimpíadas: conheça o esporte que foi destaque na região nos últimos dias

Parque Diamante recebeu evento internacional de basquete 3x3, mas modalidade ainda gera algumas dúvidas

A região recebeu no último fim de semana um evento esportivo de nível mundial: o VIII Torneio Internacional de Basquete 3x3, sediado no Parque Diamante Energia.


A competição reuniu atletas da Argentina, Suíça, México, Venezuela, Chile, República Dominicana, Porto Rico e de oito equipes brasileiras em Capivari de Baixo.


Criado a partir do basquete de rua, o 3x3 é uma modalidade que conquistou o mundo na última década. A campanha “Das ruas para as Olimpíadas”, promovida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) em 2010, impulsionou o formato reduzido do jogo, que desde então passou a atrair milhões de praticantes e fãs.


O esporte fez sua estreia olímpica em Tóquio 2020, após ter sido introduzido nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, em Singapura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista exclusiva à reportagem do Sul Agora, o presidente da Associação Nacional de Basquete 3x3, Alex Barbosa, conhecido como Negrete, explicou as particularidades da modalidade.


"O 3x3 é jogado em meia quadra, com três atletas contra três. A partida tem dez minutos cronometrados, ou termina quando uma equipe atinge 21 pontos. A pontuação é diferente do basquete tradicional: os arremessos de fora valem dois pontos e os de dentro da linha, um”, detalhou.


O dirigente também destacou que o tempo de posse de bola é de 12 segundos, o que torna o jogo mais dinâmico e intenso. Além disso, as faltas são coletivas, não individuais, o que reforça o caráter coletivo e estratégico da modalidade.


Negrete ressaltou que o basquete 3x3 tem crescido em todo o país, especialmente com o apoio de estados e municípios que estão incorporando a modalidade em competições oficiais, como os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).


“Nem todas as cidades conseguem formar uma equipe de 12 jogadores para o basquete convencional, mas é muito mais fácil reunir quatro atletas para o 3x3. Isso amplia as oportunidades e fortalece a representatividade local”, explicou.


A praticidade da categoria também favorece a criação de novos espaços públicos voltados à prática esportiva. Com poucos metros quadrados e uma cesta, é possível formar novas gerações de atletas e aproximar a comunidade do esporte.


“A FIBA reconhece o atleta de 3x3 a partir do momento em que ele tem uma bola e um aro na frente dele. É um esporte inclusivo, de fácil acesso e que pode ser praticado em praticamente qualquer lugar, do parque ao shopping, do aeroporto à praça. O céu é o limite para o basquete 3x3”, afirmou Negrete.


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.