Representantes de associações filiadas receberam homenagens em Tubarão
A Federação de Autorregulamentação, Socorro Mútuo e Benefícios dos Estados do Sul (Fabsul) promoveu, na noite desta quinta-feira (7), uma assembleia e confraternização de encerramento de ano em Tubarão. Na ocasião, 120 pessoas, entre colaboradores e membros da diretoria, estiveram presentes no Sky7 Rooftop Bar, onde uma retrospectiva dos projetos de 2024 e futuros objetivos para 2025 foram apresentados.
Durante a confraternização, uma homenagem ao Núcleo de Ideação, composto pelos representantes das associações filiadas à Fabsul, também foi feita. Neste ano, a Federação seguiu com seu objetivo principal de preservar a segurança jurídica das associações e cooperativas.
Sem fins econômicos, mas com o compromisso de fortalecer o movimento associativista e suas relações com a sociedade, a Fabsul defendeu ao longo do ano a aprovação da lei que regulamenta o funcionamento de cooperativas de seguro, movimento que deve impulsionar associações veiculares, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.
Ano de conquistas
Ao longo de 2024, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 519/18, que regulamenta o funcionamento de cooperativas de seguro e de grupos de proteção patrimonial mutualista. Com isso, as associações veiculares dispõem de maior segurança jurídica para sua atuação em todo o Brasil.
A Fabsul teve um papel fundamental na construção e na condução das ações para o alcance do objetivo tão importante para o segmento das Associações de Proteção Veicular e seus associados.
Na figura da dra. Fabiana Sant’Anna, diretora jurídica da Federação, a entidade manteve diálogos com ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) defendendo a legalidade do mercado e falando sobre a importância de projetos que dispõem sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados e as regulamentações de seguros e resseguros.
A operação de proteção patrimonial mutualista é destinada a garantir patrimônios de um grupo de pessoas contra riscos predeterminados, com custos repartidos entre os participantes por meio de rateio. O método é muito usado, por exemplo, por taxistas, que se associam para segurar seus automóveis sem precisar recorrer a seguradoras tradicionais.
Devido à atuação de entidades como a Fabsul, cada vez mais empresas e condutores em geral vêm adquirindo as ferramentas de proteção veicular, garantindo segurança e tranquilidade na esfera familiar e patrimonial.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.