Confira a coluna de Lúcio Flávio sobre a decisão tomada na Câmara de Vereadores de Tubarão
A intenção pode parecer boa: reduzir o número de vereadores para diminuir a despesa com a Câmara de Vereadores. Infelizmente, não é o que vai acontecer, mesmo com a aprovação, na noite dessa quinta-feira (10), da redução de 17 para 15 vereadores em Tubarão, já a partir desta próxima eleição.
É como naquele famoso comercial de anos atrás - parece, mas não é. O que reduz não é a despesa. Essa, é calculada a partir de um percentual da receita da prefeitura. Continua igual ou será maior, com o crescimento da arrecadação. Só que será dividida por menos gente, a partir do ano que vem.
Logo, se menos vereadores terão mais dinheiro para tocar seus mandatos, serão contratados mais assessores com essa sobra. Já aconteceu isso no passado, quando o número foi reduzido de 19 para 10 vereadores. Para os que ficaram, foi possível contratar o dobro de assessores. Por que razão agora seria diferente?
O que vai reduzir mesmo é a representatividade. Alguns bairros deixarão de ter seu vereador. Será ruim para o município, muito pior para os cidadãos. Se um dia nosso Legislativo, ou o de qualquer cidade, quiser economizar mesmo, será apenas reduzindo o duodécimo. Aí o número de vereadores pode e deveria até aumentar. Fora isso, é politicagem.