Quarta-feira, 24 de junho de 2026
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Monogamia: um plano de saúde sem carência

24/06/2026 14h45

Outro dia ouvi alguém dizer que monogamia era coisa do passado.


Achei curioso.


Porque, olhando ao redor, o que mais vejo são pessoas tentando administrar tantas confusões simultâneas que mal conseguem lembrar onde deixaram a chave de casa, quanto mais o nome da pessoa para quem mandaram o último “bom dia, linda”.


A verdade é que a monogamia funciona como um plano de saúde completo.


Faz bem para a saúde mental, porque você não precisa decorar versões diferentes da mesma história para pessoas diferentes.


Faz bem para a saúde emocional, porque diminui drasticamente o risco de descobrir que era “o amor da vida” apenas nas segundas, quartas e sextas.


Faz bem para a saúde sexual, porque reduz preocupações, exames inesperados e sustos que começam com a frase:

— Amor, precisamos conversar…


E faz bem para a saúde espiritual, porque algumas pessoas já têm dificuldade para administrar uma única consciência pesada. Imagine três ou quatro ao mesmo tempo.


Claro que a monogamia não é um milagre. Não impede brigas, não faz a toalha voltar sozinha para o banheiro e nem elimina o hábito masculino de perguntar onde está algo que está exatamente na frente dele.


Mas simplifica a vida.


Porque amar uma pessoa já exige paciência, diálogo, maturidade e uma boa dose de senso de humor.


Administrar várias relações ao mesmo tempo exige uma planilha de Excel, memória de elefante e um departamento jurídico funcionando 24 horas por dia.


No fim das contas, talvez a monogamia não seja apenas uma escolha amorosa.


Talvez seja uma estratégia de sobrevivência.


E convenhamos: com o preço dos remédios, das terapias e das confusões modernas, fidelidade anda saindo muito mais barata.


Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.



SIBÉLE CRISTINA
Coluna atualizada de segunda a sábado
Sibéle Cristina Garcia é apresentadora do programa Mais Mulher na UniTVSC desde maio de 2008. Graduada em Pedagogia e Marketing. Pós-graduada em Sexualidade Humana e Sexologia. É especialista em Relacionamento Abusivo, comunicadora, terapeuta e encorajadora da liberdade feminina.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.