Meses atrás, assisti a um jornalista de um grande canal de televisão descrevendo Tubarão como uma cidade litorânea. Quando o vídeo começou a circular por aqui, li nas redes sociais muitos comentários irônicos de tubaronenses que não perdoaram o engano de alguém que deveria estar bem informado.
No entanto, no meu ponto de vista, afirmar que Tubarão está localizada no litoral não é totalmente incorreto.
A pequena distância que separa nossa cidade do mar é uma formalidade geográfica, uma linha imaginária traçada pelos homens para delimitar municípios. Anos atrás, quando ainda tínhamos estradas precárias e carros antigos, chegar à praia parecia levar uma eternidade. Hoje em dia, a sensação de que estamos muito longe do mar já não existe mais.
Com estradas melhores e veículos modernos, os tubaronenses chegam a qualquer uma das praias de Laguna ou Jaguaruna em cerca de 30 minutos.
Portanto, da próxima vez que você ouvir alguém de fora dizendo que Tubarão é uma cidade praiana, não se surpreenda nem ache graça, concorde com essa quase verdade porque o olhar de quem vê nossa posição geográfica de longe é mais abrangente do que o das pessoas que vivem aqui. Afinal, só não vê quem está desatento: o mar está ali pertinho, atrás daquele morro que você observa da janela de sua casa.
É rapidinho chegar lá!