Em uma velha piada da extinta República Democrática Alemã, um trabalhador é enviado à Sibéria, onde sabe que suas correspondências serão vigiadas pelos censores. Então, ele e seus amigos combinam um código: “Se a carta chegar escrita com tinta azul, é a verdade; se for vermelha, é mentira.”
Após um mês, os amigos recebem a primeira carta, escrita com tinta azul. O conteúdo dizia: “Tudo é maravilhoso por aqui: os estoques estão cheios, a comida é farta, os apartamentos são amplos e aquecidos, os cinemas exibem filmes ocidentais, há mulheres bonitas à espera de um romance – a única coisa que não temos é tinta vermelha.”
Eu amo Tubarão. Não me canso de fotografar suas paisagens deslumbrantes, de escrever sobre suas belezas naturais e de celebrar o privilégio de morar aqui. No entanto, há momentos em que me sinto um farsante, escrevendo com tinta azul, enquanto, em muitos casos, falta a tinta vermelha. E é exatamente isso que busco compartilhar agora:
“Nesta cidade, as pessoas nunca ultrapassam o sinal vermelho, nem estacionam onde é proibido, não por medo da multa, mas porque realmente acreditam que é o certo a se fazer. O atendimento no Hospital Nossa Senhora da Conceição é ágil e eficiente; não há cães de rua mendigando em sofrimento. As ruas são perfeitas para o tráfego de veículos, e as calçadas são um verdadeiro santuário, protegendo a vida dos pedestres. A coleta de lixo? Sempre pontual e organizada; e todos, sem exceção, separam corretamente o reciclável. Temos um deck recém-construído, com vista para o Rio Tubarão, que permanece impecavelmente limpo e preservado. As margens do rio? Também são cuidadas com esmero, pois nossa população, educada e responsável, nunca hesita em jogar o lixo na lixeira.
Aqui, as pessoas se destacam pela educação, superando a média nacional. Nossa biblioteca municipal, que ocupa as dependências do Museu Willy Zumblick, é um verdadeiro templo do saber. Seu acervo é moderno e diversificado, abrangendo desde a história até os mais refinados clássicos literários, livros que transformam nossa forma de pensar e nos tornam seres humanos mais conscientes.
Em Tubarão, temos tudo o que um cidadão poderia desejar: liberdade, serviços de qualidade, infraestrutura e uma população engajada com o bem coletivo. Mas, mesmo assim, a única coisa que nos falta é a “tinta vermelha.”
Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.