Após os primeiros debates à prefeitura de Tubarão, pode-se dizer que a maior surpresa foi a candidata Maristela Francisco. Firme, com excelente oratória, enfrentando um deputado estadual e um ex-prefeito, mostrou-se preparada sobre todos os temas apresentados.
Não é que Carlos Stüpp ou Estêner Soratto perderam, ou que Maristela tenha vencido. Num debate, em que o eleitor pode ver a discussão entre ideias opostas, com propostas diferentes para o enfrentamento de um mesmo problema, quem vence é sempre a democracia.
Esperava-se que o PT viesse para a eleição com o ex-prefeito Olavio Falchetti. Em maio, o partido chegou a indicá-lo oficialmente como candidato. Como ele não aceitou, os petistas indicaram Maristela, que nunca havia disputado nenhuma eleição anteriormente.
Quando foi apresentada pelo partido, seu currículo já chamou a atenção. Formada em Filosofia, mestra em Ciências da Linguagem e doutoranda em Ciências da Linguagem. Seu batismo de fogo na imprensa foi a entrevista com Milton Alves, onde foi muito elogiada.
De Carlos Stüpp e Estêner Soratto, experientes em debates, já se esperava participações marcantes, discussões acaloradas, como estão ocorrendo. Para os eleitores de cada um deles, não se tem dúvidas que cada qual está sendo superior ao outro nos debates até aqui.
Mas como jornalista preciso registrar os fatos, e o fato é que Maristela, de quem nada se sabia até um mês atrás, após os debates tornou-se uma novidade interessante na política tubaronense. Sem ofender ninguém, sem polarizar nem buscando lacrar, é a grande revelação.
Receba outras colunas pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.