A secretaria de Saúde de Tubarão foi um exemplo para outros municípios do estado e do país no combate à pandemia de covid. Não pode sujar essa imagem que ainda é tão presente na população com episódios como a agressão do enfermeiro a um senhor que ainda lhe disse que tinha idade para ser pai dele, antes de ir embora, após uma discussão por medicamento.
Faltou ao enfermeiro, pelo visto, base familiar, pois é daqueles que agrediria pai e mãe. Não é das atribuições do servidor público, que está ali para servir o público, correr atrás de paciente para espancá-lo. Faltou calma, bom senso, profissionalismo. Que não falte atitude por parte da prefeitura em apurar o caso rigorosamente, e não se limite apenas a publicar nota oficial.
Uma mulher que tentou separar a briga na UBS levou um soco no rosto. Quando vários funcionários conseguiram segurar o enfermeiro, após ele desferir vários socos e chutes, ele voltou para dentro da unidade de saúde, segundo uma testemunha. Não devia ter sido levado para uma delegacia? Tem uma outra situação. Leitores reclamam de multas aplicadas injustamente.
Talvez seja por falta de orientação. Um exemplo foi o de uma viatura da Guarda Municipal que estava multando motoristas na frente da Hangar. Na formatura de Odontologia, em fevereiro, motoristas que paravam para embarque ou desembarque na frente da casa, cena comum no local, foram multados por um guarda escondido entre as colunas da rodoviária.
Não foi para esse tipo de ação desnecessária que a Guarda foi criada. Com ações assim, não é de se estranhar que Jairo esteja em dúvida se vai à reeleição em outubro. Enquanto sua equipe estiver espancando ou multando cidadãos, vai ser difícil ele ser competitivo. Tem seis meses para mudar a imagem, mas ele quer mesmo mudar?
Leia também: Prefeitura apura caso de paciente agredido por enfermeiro em unidade de saúde