Essa foi a primeira vez em que o treinamento foi destinado exclusivamente aos oficiais da corporação, em Tubarão
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou, na sede do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM) em Tubarão, o Curso de Salvamento em Altura (CSAlt).
Essa foi a primeira vez que o treinamento foi destinado exclusivamente aos oficiais da corporação. O curso, que terminou nesta sexta-feira (6), contou com a participação de 14 oficiais do CBMSC e um oficial convidado do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).
Sob a coordenação do tenente-coronel Fábio Collodel, presidente da Coordenadoria de Salvamento em Altura do CBMSC, o curso buscou atualizar os oficiais com as mais recentes técnicas de salvamento em altura, baseadas na normativa americana da National Fire Protection Association (NFPA), adotada pelo CBMSC desde 2021.
“O salvamento em altura é uma atividade que exige constante atualização e aprimoramento. Com a adoção da normativa NFPA, passamos a seguir padrões internacionais que garantem ainda mais segurança e eficiência em nossas operações de resgate”, destacou o tenente-coronel.
Os participantes receberam instruções em técnicas avançadas, como sistemas de redução de força, escalada em torres metálicas e manuseio seguro de equipamentos em ambientes elevados.
Foram feitos simulados, abrangendo cenários desafiadores, como resgates em ribanceiras e operações com tirolesa. Um dos treinamentos ocorreu na ponte entre os municípios de Tubarão e Capivari de Baixo, onde foi simulado um resgate em que foi necessário içar a vítima até a parte superior da ponte.
“Cada oficial que participou deste curso tem a missão de levar esse conhecimento para suas unidades, garantindo que toda a nossa tropa esteja atualizada e preparada para atuar com as melhores práticas disponíveis”, complementou o tenente-coronel.
O curso, além de promover o aprimoramento técnico dos oficiais, teve como objetivo preparar esses profissionais para multiplicar o conhecimento adquirido em suas unidades, assegurando que as novas técnicas sejam amplamente disseminadas e aplicadas.
O tenente-coronel Fábio explica que “essa capacitação é essencial para que possamos continuar salvando vidas em situações de alto risco, sempre com segurança e eficiência.”
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.