Eventos desse tipo estão proibidos por questões sanitárias em todo o país
Um torneio de canto de pássaros foi encerrado pela Polícia Militar Ambiental (PMA), em Tubarão.
Eventos desse tipo estão proibidos por questões sanitárias em todo o país. A medida visa prevenir e controlar a disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade.
O caso foi registrado no último fim de semana, no bairro Passagem.
De acordo com a PMA, os responsáveis pela organização do evento responderão criminalmente e administrativamente. Os frequentadores do evento também responderão e tiveram suas aves apreendidas.
Cerca de 20 pessoas foram identificadas e qualificadas e, ao todo, 49 pássaros foram apreendidos no local, entre coleiros e trinca-ferros.
“A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) autuou o responsável pelo evento, assim como os demais proprietários das aves referente à questão sanitária”, informou a polícia.
"Em 2023, tivemos 20 focos de influenza aviária em Santa Catarina, sendo dezenove em aves silvestres e apenas um em aves de subsistência. A ação rápida da Cidasc, a partir da notificação de casos suspeitos, garantiu que a avicultura catarinense não fosse impactada. Os aviários comerciais catarinenses não registraram casos da doença. Medidas preventivas, como manter aves de produção isoladas de aves de vida livre, visam garantir esta condição sanitária, já que o vírus pode estar circulando entre aves silvestres", informou a Cidasc.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.