Na Cidade Azul, a vítima foi uma senhora de 61 anos, deficiente auditiva e de fala
Casos de idosos atacados por cães foram registrados em Tubarão e Laguna nos últimos dias. Na Cidade Azul, a vítima foi uma senhora de 61 anos, deficiente auditiva e de fala.
O ataque a Albertina Martinelli Martins aconteceu na última sexta-feira (12), por volta das 14h. Segundo a filha, Stela, a mãe seguia de bicicleta até a padaria quando cerca de oito cachorros avançaram nela, no bairro São Martinho. “Uma pessoa que passava pela rua viu a minha mãe no chão e correu para chamar meu irmão, que estava em casa. O Samu foi acionado e ela foi levada ao hospital, de onde só foi liberada no outro dia”, conta Stela em entrevista ao jornal Diário do Sul.
Albertina teve diversos ferimentos pelo corpo e chegou a quebrar um dente por conta do ataque. A filha conta que tentou entrar em contato com os vizinhos, mas não foi atendida. “A casa conta com uma cerca, mas os cães ficam soltos e saem para fora do terreno. Essa situação já se repete há bastante tempo, pelo menos um ano, e os cachorros atacam pedestres, ciclistas, carros, qualquer um que passa por ali”, disse um outro vizinho.
A família de Albertina procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência. Na tarde de ontem, a pensionista fez o exame de corpo de delito. O caso segue sendo investigado.
Casos em Laguna
Pelo menos seis pessoas foram atacadas por cachorros de rua desde o início desta semana em Laguna. Os casos teriam sido registrados no Mar Grosso e no Centro Histórico.
Segundo a prefeitura, a gerência de Bem-Estar Animal ficará centrada em promover inicialmente a castração dos animais em situação de rua. “Por enquanto, não temos abrigo e nem como recolher esses cães. Para o município, é inviável construir um abrigo ou um centro de zoonoses, que não podemos ter pois Tubarão já possui um e aqui teria que ser um centro de bem-estar animal”, explicou Patrícia Paulino, secretária da Pesca e Agricultura, ao portal Agora Laguna.
Patrícia adiantou que já há um projeto elaborado pela Amurel para erguer um espaço voltado a essa atividade. “O prefeito foi semana passada a Brasília e levou meu pedido para conseguir recurso para esse centro de bem-estar animal”.