Quinta-feira, 23 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
02/02/2024 07h53

Ignorar as sinalizações e orientações dos guarda-vidas pode ser fatal

Só nesta temporada, foram realizadas quase 8 milhões de ações de prevenção ativa em 44 dias de Operação Veraneio

Um dos maiores desafios enfrentados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) é o de elevar o nível de consciência das pessoas em relação aos perigos existentes nos meios aquáticos.

Só nesta temporada, foram realizadas quase 8 milhões de ações de prevenção ativa em 44 dias de Operação Veraneio 2023/2024. Além disso, a corporação conta com outras formas de alertas.

“Este trabalho de prevenção ativa é literalmente abordar as pessoas na praia e orientar sobre os perigos. Quando não é suficiente e a pessoa se arrisca, o guarda-vida vai novamente até essa pessoa e retoma a orientação. Por isso é tão importante que a população ouça, compreenda e respeite, pois o papel do guarda-vida é levar prevenção e orientação para o maior número de pessoas com qualidade e atenção”, afirma o coronel Zevir Anival Cipriano Júnior, comandante da 1a Região Bombeiro Militar, área responsável pelo Litoral catarinense, que concentra a maior parte da Operação Veraneio.

“É importante ressaltar que nenhum guarda-vida pode tirar a pessoa à força do local de risco, ou seja, ainda que a orientação esteja sendo passada e reforçada, precisamos contar com a consciência da pessoa ou de quem estiver com ela para que a ação seja efetiva”, reforça o coronel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bandeiras, aplicativos e QR Code

Diariamente, na ativação do serviço de guarda-vidas, uma bandeira retangular é fixada no posto para que todos que chegam à praia saibam, pela cor, qual é a condição do mar naquele dia.

A bandeira vermelha significa alto risco de afogamento, a amarela médio risco de afogamento e a verde baixo risco de afogamento. Há ainda a bandeira retangular lilás, que indica se há incidência de água-viva naquela praia naquele dia.

Já na faixa de areia os guarda-vidas utilizam a bandeira triangular vermelha para indicar um determinado local naquela extensão do mar, que há presença de corrente de retorno e, por isso, não é um local indicado para banho por apresentar alto risco de arrastamento e, consequentemente, afogamento.

Além disso, todas essas informações podem ser verificadas pelo cidadão antes mesmo dele sair de casa por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, no ícone Praias, que também é atualizado diariamente.


Este aplicativo pode ser baixado gratuitamente tanto para versão Android quanto para iOS e é um ótimo aliado na hora de planejar um momento de lazer em nosso litoral.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.