Essa será a operação com maior mobilização da história da corporação
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou neste fim de semana a segunda e mais importante fase da Operação Veraneio 2023/2024, que se estende até o dia 18 de fevereiro de 2024.
Isso significa 65 dias em que todos os 430 postos guarda-vidas estarão ativos em 155 praias de 35 municípios catarinenses.
Na área do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, que corresponde aos municípios de Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba, são mais de 70 postos de guarda-vidas e 37 praias com o serviço de salvamento aquático.
“Essa operação, que é a maior no CBMSC, reforça a nossa missão de reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina”, afirma o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
Para a Operação Veraneio 2023/2024, serão empenhadas mais de 300 viaturas incluindo aviões, helicópteros, motos aquáticas, quadriciclos e embarcações.
Além disso, contará com a maior mobilização da tropa da história da corporação, com 149 guarda-vidas militar, 262 alunos-soldados em estágio supervisionado e uma média de 2 mil guarda-vidas civis voluntários. Todos serão empenhados exclusivamente para atuar na operação.
Na última temporada, foram realizadas 17 milhões de ações de prevenção e realizados 4.638 salvamentos.
Como saber onde tem posto guarda-vidas ativo
No aplicativo CBMSC Cidadão, que foi desenvolvido para que todas as informações da corporação estejam disponíveis para os cidadãos, há informações para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses.
No ícone “praias”, é possível visualizar as condições do mar (indicadas pelas cores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo), a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, além dos endereços dos postos de guarda-vidas compartilhável com o seu aplicativo de navegação.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.