Bombeiros estimam pelo menos 10 mortos no acidente
A queda de uma aeronave turboélice de pequeno porte na Serra Gaúcha durante a manhã deste domingo (22) causou mais uma tragédia para o Rio Grande do Sul em 2024. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e do governador Eduardo Leite, estima-se que pelo menos 10 pessoas morreram no acidente.
O avião partiu de Canela (RS) e tinha como destino Jundiaí (SP), de acordo com a Infraero. Um vídeo de uma câmera de monitoramento registrou o momento exato da queda, às 9h13, na Avenida das Acácias, uma das mais tradicionais do Centro de Gramado (RS).
Segundo informações iniciais, o avião estaria com sua lotação máxima, sendo nove passageiros e mais dois tripulantes. Pelas condições do acidente e a forma que a aeronave foi destruída, as autoridades não trabalham com sobreviventes da queda, mas ainda não houve confirmação oficial, nem identificações.
Eduardo Leite já está no local e atendeu a imprensa junto a outras autoridades, que forneceram mais informações. "Primeiro lugar lamentar essa notícia próximo ao Natal. Estou acompanhando aqui o local, que já está devidamente isolado pelas nossas forças de segurança. O cenário que observamos é que não deve haver sobreviventes dos passageiros e tripulantes", disse o governador do Rio Grande do Sul.
De acordo com as autoridades, pelo menos 14 pessoas ficaram feridas nos arredores e foram encaminhadas para o hospital local. Duas delas em estado grave por queimaduras. O restante das vítimas teria sido afetada pela inalação da fumaça após o incêndio que atingiu o local.
A área do acidente ficará totalmente isolada ao longo do dia e maquinários pesados foram solicitados. Isto porque, neste momento, a fuselagem do avião estaria dentro de uma loja, que está com a estrutura completamente comprometida.
O prédio precisa ser estabilizado para que as forças de segurança cheguem até os destroços e possam identificar possíveis corpos no local. A Polícia Civil está encarregada de fazer os levantamentos das vítimas através de imagens do aeroporto e lista de passageiros.
As condições sobre a queda do avião serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Uma nota oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul confirmou que o avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. O incêndio após a queda teria atingido uma pousada ao lado da queda.
Confira o vídeo da queda:
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.