Porém, ainda não foi confirmado se as pessoas vacinadas ficam imunes contra o vírus
A empresa de biotecnologia americana Moderna anunciou nesta segunda-feira (18) que os testes de sua potencial vacina contra o coronavírus foram bem-sucedidos em humanos. Os corpos de todos os pacientes que receberam a dose produziram anticorpos contra o SARS-CoV-2, nome oficial do novo coronavírus que provoca a doença Covid-19.
O anúncio dos resultados da vacina contra a Covid-19 fez a ação da Moderna subir mais de 30% por volta das 9h30 desta segunda-feira, nas negociações antes da abertura dos mercados. A empresa, que tem sede em Massachusetts e foi fundada somente em 2010, tem capital aberto na Nasdaq, nos Estados Unidos.
O teste foi preliminar e feito com 45 voluntários. Segundo a Moderna, um dos focos foi a segurança dos pacientes. Novos testes ainda precisam ser realizados. O teste também não confirma por ora que pessoas que tenham tomado a vacina fiquem imunes contra o vírus, o que é o objetivo primordial de uma vacina.
O objetivo agora é realizar novos testes com mais pacientes até o fim de julho. A Moderna afirma que pode eventualmente ter a vacina pronta para uso emergencial entre o fim de setembro e o fim de dezembro.