A etapa da pesquisa de campo iniciou nesta segunda-feira, em Siderópolis
A prevalência de covid-19 na população adulta de Siderópolis é tema de uma nova pesquisa a ser desenvolvida pela Unesc. Nesta segunda-feira (14), o município recebeu pesquisadores da equipe multiprofissional da universidade para a coleta de dados a serem avaliados para a elaboração de um diagnóstico.
As atividades são lideradas pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e realizado em parceria com os cursos de Biomedicina e Enfermagem da Unesc e a Secretaria Municipal de Saúde de Siderópolis.
A pesquisa será realizada com pessoas acima de 18 anos de grupos de risco, com prioridade de testagem para pessoas idosas e com doenças crônicas. Os testes rápidos serão feitos pelo curso de Biomedicina e a coleta de dados pelos professores do PPGSCol e do curso de Enfermagem.
Além da coleta de sangue, os pesquisadores irão aplicar um questionário para o levantamento de dados relativos ao comportamento das pessoas neste período, saber se cumpriram o isolamento social e como se sentem em relação à pandemia. O acesso das pessoas à atenção primária à saúde também será avaliado.
A seleção foi realizada de forma aleatória a partir de todos os setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), resultando em 616 domicílios a serem visitados.