83 pacientes aguardavam por leitos de UTI, na tarde desta quinta (25)
No início da tarde desta quinta (25), 83 pacientes aguardavam por leitos de UTI, segundo dados internos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Na terça-feira (23), o governo estadual encaminhou pedido de apoio ao Ministério da Saúde por causa da possibilidade de faltar remédios de "kit intubação". Os estoques são insuficientes em muitos hospitais.
No comunicado aos prefeitos, além de ter pedido medidas contra a Covid-19, o secretário estadual solicitou esforço na área da saúde.
Em Santa Catarina, pacientes com covid-19 têm esperado por vagas em unidades de saúde. Além dos 83 pacientes apontados nos dados internos da secretaria, pode haver mais pessoas aguardando, pois são enviados somente pedidos de internação de pacientes com condição de transporte para longas distâncias no caso das transferências.
Doentes internados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) não entram na fila, por exemplo, já que precisam passar por um hospital para estabilização antes de entrarem na contabilização estadual.
Em ofício enviado ao governo, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pediu que a secretaria da Saúde informe quantas pessoas esperam por leitos de UTI e de quais cidades elas são.