Segunda-feira, 28 de setembro de 2020
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
28/01/2020 07h09

Prefeitura de Jaguaruna desconhece nota emitida pelo Ideas

Crise no hospital do município se arrasta há meses

A prefeitura de Jaguaruna e o Instituto de Desenvolvimento de Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) – responsável pela atual administração do Hospital de Caridade – estão com opiniões divergentes no que tange ao contrato entre as duas. Enquanto o Ideas emitiu uma nota oficial informando sobre o cancelamento do contrato, o prefeito Edenilson Montini da Costa diz desconhecer a informação em entrevista ao jornal Diário do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pela nota oficial emitida pelo instituto, representantes do Ideas e o prefeito de Jaguaruna estiveram reunidos no gabinete do prefeito na sexta-feira de manhã e confirmaram o rompimento oficial do contrato de gestão do Hospital de Caridade local. “Agora, a prioridade do Ideas será fazer a transição com o menor impacto possível para a comunidade atendida pelo HCJ e para os colaboradores. Com este objetivo, foi acordado que será feita a sucessão dos colaboradores para a nova organização, e os valores pendentes a receber pelo instituto serão quitados, para que prestadores de serviço e fornecedores de materiais e medicamentos sejam pagos”, diz a nota.

Ainda por nota, o Ideas diz que tem a receber do Executivo local o valor aproximado de R$ 290 mil. “Paralelamente ao pagamento da dívida será encaminhado o processo de transição para o novo administrador da unidade hospitalar, bem como será alinhada a substituição de equipamentos de propriedade do Ideas por outros de posse da nova organização”, completa.

O Ideas é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Florianópolis, que hoje administra unidades e sistemas de saúde públicos e privados em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, na Bahia e no Rio de Janeiro. Neste mês de janeiro, assumiu a gestão do Ilha Hospital e Maternidade, em Florianópolis.

 
Prefeito diz que contrato ainda se mantém

Contradizendo a nota oficial emitida pelo Ideas, o prefeito Edenilson Montini da Costa disse desconhecer o conteúdo, e que até o momento o contrato entre a prefeitura e o instituto permanece. “Não recebi nada oficialmente, e tudo está seguindo normalmente. Me reuni apenas com um dos diretores do Ideas, e o que conversamos foi que ele iria se reunir com os demais membros da diretoria para decidir quais ações serão tomadas”, afirma.

A crise no hospital de Jaguaruna se arrasta há meses, mas se agravou nos meses de novembro e dezembro do ano passado, quando os funcionários decidiram paralisar suas atividades. Durante essa greve, só foram realizados atendimentos de urgência e emergência.

De acordo com a presidente do Sindicato da Saúde de Tubarão e Região, Denise Matos de Freitas, ela também não tinha nenhuma informação por parte do Ideas, e aguarda uma reunião com o instituto. “Os trabalhadores estão apreensivos, pois nada foi comunicado a eles ainda. Estamos acompanhando. Não posso falar mais nada a respeito, porque não sei de mais nada. Queremos nos reunir com a direção do Ideas para saber como será esta transição”, pontua.

Fonte: Diário do Sul
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia