Modelo visa agir nos primeiros dias de sintomas e impedir a progressão da doença
Pelo menos dois municípios da região vão começar a implantação de protocolos para tratamento precoce de covid-19. São eles São Martinho e São Ludgero.
Criados por profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus, este modelo visa agir nos primeiros dias de sintomas e impedir a progressão da doença para estágios mais graves e/ou avançados.
Segundo as duas prefeituras, a partir do uso de medicações amplamente conhecidas pela medicina, diversos profissionais têm obtido resultados positivos, diminuindo número de internações e óbitos. Cabe ao médico, acompanhado do livre consentimento do paciente, decidir qual dos protocolos e quais medicações devem ser aplicados conforme a fase da doença e comorbidades presentes.
Segundo a prefeitura de São Martinho, os kits com as medicações já foram adquiridos pela municipalidade e estão previstas para chegar nos próximos dias. Já a secretária de Saúde de São Ludgero, Nilva Schlickmann Pickler, explica que cada pessoa que chega ao Centro de Triagem do município recebe uma avaliação feita com base nos sintomas apresentados. “Cada profissional faz a prescrição médica dependendo do quadro clínico apresentado pelo paciente e, atualmente, os profissionais já têm uma maior segurança e conhecimento sobre o vírus, por isso o debate para criação em consenso de um protocolo de medicações”, pontua Nilva.