A produção do espaço ocorreu por meio de parceria com a iniciativa privada.
Tubarão agora conta com uma cabine de coleta para pacientes com sintomas do novo coranavírus. O ambiente funciona no Centro de Triagem Coronavírus, no Centro de Referência em Saúde da Margem Direita, e os materiais para os exames são enviados para análise ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
A iniciativa da Fundação Municipal de Saúde surgiu de observações feitas na missão a Israel, em março de 2019, com a participação de empresários, pesquisadores e gestores da prefeitura. O diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol, conheceu o sistema de atendimento e pensou em fazer o mesmo em Tubarão. “O paciente fica em um ambiente que evita a contaminação, esse é o grande benefício garantido pela estrutura”, explica.
A produção da cabine ocorreu por meio de parceria com a iniciativa privada. A MundoSteel e Lenke Parque Tecnológico foram as responsáveis pela doação, com a colaboração de outras sete empresas (Vidro Form, Universal Pneus, Unividros, Superclima, Cia da Cerâmica, Cabraltec e Sublime Espaço Criativo).
Com três metros de comprimento por 1,5 metro de largura, a cabine tem uma funcionalidade bem simples: o paciente entra por um lado e o técnico de saúde que faz a coleta do material entra no lado oposto e fica isolado. Através de luvas especiais, é feita a coleta da secreção de narinas e da boca. O procedimento dura poucos minutos e depois o espaço utilizado pelo paciente passa por um processo de sanitização.