Parceria formaliza o interesse dos municípios catarinenses em adquirir a vacina Coronavac
A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) assinará o protocolo de intenções com o Instituto Butantan nesta quinta (10), às 14h, em São Paulo. A parceria formaliza o interesse dos municípios catarinenses em adquirir a vacina Coronavac, do laboratório Sinovac, após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A equipe técnica da Fecam e prefeitos catarinenses estarão no ato, em São Paulo. A assinatura deverá ser formalizada entre as entidades, representada pelo presidente da federação e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas.
A Fecam é a primeira entidade municipalista do Brasil a assinar o protocolo de intenções com o Butantan. No dia 25 de novembro, a equipe técnica da federação esteve no instituto para encaminhar e garantir que a assinatura acontecesse ainda este ano.
“Em cenário de incerteza sobre o Plano Nacional de Imunização, em meados de novembro agilizamos e tratamos de sinalizar que os municípios desejam o acesso à vacina”, destacou Paulo Roberto.
A Fecam acredita que a aplicação da vacina Coronavac deva acontecer ainda no primeiro semestre de 2021. Para combater a pandemia, o diretor do Butantan, Dimas Covas, informou que é preciso uma cobertura vacinal de 80% a 85% da população para a chamada imunidade de rebanho.
“O ano de 2021 será de luta intensa contra o vírus. Um ano em que seremos desafiados, continuaremos com as medidas que temos hoje com uso de máscara, distanciamento social e medidas higiênicas. Distribuir esta vacina e fazer isso em tempo curto é um grande desafio e muito importante”, destaca Covas.