Imunizante necessita de conservação a baixíssimas temperaturas (-80ºC) até ser distribuído aos postos de vacinação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Prefeitura de Laguna firmaram uma parceria em que a instituição de ensino vai disponibilizar um ultrafreezer à Secretaria de Saúde. Com isso, o município passa a ser apto a receber as doses da vacina da farmacêutica Pfizer, imunizante que necessita de conservação a baixíssimas temperaturas (-80ºC) até ser distribuído aos postos de vacinação.
O equipamento pertence ao Centro de Ensino da Região Sul (Ceres), campus da universidade na Cidade Juliana. A partir do recebimento das remessas com as vacinas, as doses ficarão armazenadas no local até serem distribuídas para os postos de saúde de Laguna de acordo com as estratégias de imunização. Apenas uma equipe do município, já capacitada para o manuseio, terá acesso ao armazenamento.
A Secretaria de Saúde ainda não tem previsão de começar a receber as vacinas da Pfizer, já que a responsabilidade pela compra e a distribuição dos imunizantes é do Ministério da Saúde. No entanto, a expectativa é que a partir das próximas remessas o município seja contemplado. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Gabrielle Siqueira, o governo estadual já foi informado sobre a disponibilidade do refrigerador na cidade.
Na região da Amurel, apenas Tubarão está recebendo doses da Pfizer após a Unisul disponibilizar um ultrafreezer ao município.
Gabrielle destaca a importância da parceria entre a secretaria e a Udesc em Laguna. “É o momento de unir mesmo, os municípios e as universidades. Quanto mais vacina e mais oportunidade de armazenamento a gente tiver, só vem pra somar. Essa parceria foi muito importante pra gente”, comemora.