Pavimentação da estrada, de menos de 8 km de extensão, estava prevista para dezembro de 2023
Parte da Rodovia Pedro Rosa Lemos, conhecida como Estrada da Jabuticabeira, em Jaguaruna, sofreu um afundamento no solo, afetando o trecho próximo à ponte de Congonhas, na divisa com Tubarão, e atrasará ainda mais a obra, que estava prevista inicialmente para ser entregue há mais de 15 meses.
O problema, que ocorreu na fase final de pavimentação da via, causou deslizamento de terra e rachaduras no local. Apesar do incidente, o trânsito segue liberado, com cones sinalizando a área.
A obra, que já está na fase final, registrava o avanço da pavimentação no trecho de aproximadamente 600 metros, próximo à ponte de Congonhas.
O contratempo surgiu durante a fase de terraplanagem, quando o solo mole causou instabilidade no aterro, resultando no deslizamento do greide, uma etapa crucial do processo que define a altura do pavimento.
A prefeitura de Jaguaruna informou que um estudo geotécnico será realizado para definir a melhor solução para o problema.
A obra, que já está mais de 80% concluída, enfrenta dificuldades devido a solos moles que comprometeram a estabilidade do aterro, resultando no deslizamento durante a etapa de terraplanagem.
A pavimentação da estrada, que tem 7,9 quilômetros de extensão, estava prevista para ser concluída em dezembro de 2023, mas o projeto sofreu atrasos devido a questões estruturais.
Realizada em convênio com o governo estadual, tem um investimento de R$ 15,7 milhões e inclui, além da pavimentação, ciclofaixa, drenagem pluvial, sinalização e a construção de duas pontes.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.