Litoral Sul de SC foi a região mais afetada por uma Linha de Instabilidade no fim de semana
No sábado (11), o Litoral Sul de Santa Catarina foi a região mais afetada pela passagem de uma Linha de Instabilidade (LI), que provocou vendavais, tornado e um “meteotsunami” – fenômeno conhecido como tsunami meteorológico.
Os fortes ventos causaram danos e destruição em vários municípios. Em Tubarão, na localidade de Bom Pastor, foram feitos registros de danos em estruturas com telhas metálicas retorcidas, além da queda de árvores e galhos.
Dados da estação meteorológica instalada na cidade, imagens do radar meteorológico e as fotos dos estragos, além de relatos da população, dão conta de que um tornado de curta duração possa ter ocorrido na região, entre as 15h30min e 16h30min.
Ainda segundo a Defesa Civil, os ventos chegaram a 90,8 km/h em Tubarão.
"Por volta das 16h03min, o radar meteorológico de Lontras identificou alta refletividade, dipolo (ventos intensos e com direções opostas dentro de uma mesma região) com velocidades estimadas em 25 m/s em conformidade com o observado na estação meteorológica (entre 90 e 100 km/h), além de outras variáveis com refletividades bem altas, o que sugere que a localidade possa ter presenciado a formação e passagem de um tornado, o que corrobora com os estragos observados", informou a Defesa Civil.
O sábado também foi marcado por altas temperaturas em todo estado, especialmente em áreas do Litoral Sul e Extremo-Oeste.
No Litoral Sul, as temperaturas chegaram aos 40,3°C em Urussanga (a maior temperatura para o mês de novembro desde 1985), 38,6°C em Siderópolis, 38,1°C em Nova Veneza, 37,8°C em Gravatal e 36,9°C em Tubarão.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.