A primeira baixa é certa: Estêner Soratto (PL) tomará posse como prefeito de Tubarão no dia 1º de janeiro
A Amurel iniciou a atual legislatura com uma representação revigorada na Assembleia Legislativa: foram três deputados estaduais com domicílio eleitoral na região eleitos e um "agregado" que davam a quatro partidos o contato direto com o poder no Estado.
O cenário para 2026, porém, é de renovação forçada. Destes quatro representantes, três têm possibilidades reais de não concorrer à reeleição. Pepê Collaço (PP) pode ser o único na região.
A primeira baixa é certa: Estêner Soratto (PL) tomará posse como prefeito de Tubarão no dia 1º de janeiro e já está fora dos planos. Assim, Pepê será o único parlamentar da cidade nos dois anos de mandato que tem pela frente.
Volnei Weber (MDB) tem reafirmado a intenção de não concorrer à reeleição. A interlocutores, tem dito que encerra sua passagem pelo parlamento ao fim do segundo mandato.
Volnei foi eleito vereador em São Ludgero em 2008, prefeito em 2012 e 2016 e deputado estadual em 2018 e 2022. Ele estaria considerando disputar o Executivo municipal novamente em 2028, depois de ver seu grupo político ser derrotado este ano.
Outro que pode estar de saída é Júlio Garcia (PSD), que não tem domicílio na região, mas atua como referência do partido em todo o Sul. Aos 74 anos, ele estaria disposto a concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados ou mesmo a se aposentar das urnas.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.