O fato gerou uma grande repercussão em Laguna após a dentista expor os motivos em uma carta
A dentista Luana Julya Honorato ficou menos de 24 horas à frente da secretaria municipal de Saúde de Laguna.
Ela teve a portaria assinada na quarta-feira (24) e deixou o cargo nesta quinta-feira (25). O fato gerou uma grande repercussão na cidade após ela expor os motivos em uma carta. A prefeitura também se manifestou.
Na carta, Luana afirma que a decisão não foi motivada por questões pessoais ou profissionais, “mas sim pela falta de autonomia e transparência que enfrentei durante minha gestão. Desde o início, deixei claro ao prefeito e ao secretário interino que só assumiria a responsabilidade se tivesse pleno respaldo para desempenhar minhas funções de maneira ética e eficiente. Infelizmente, essa condição não foi atendida”, afirma.
“À frente da secretaria de Saúde, deparei-me com obstáculos que comprometiam seriamente minha capacidade de realizar um trabalho sério e dedicado ao bem-estar da população. Fui impedida de acessar relatórios e informações essenciais para uma gestão eficaz, o que minou minha condução dos assuntos públicos”, ressalta a dentista.
Prefeitura se manifesta
A secretaria de Saúde de Laguna, por sua vez, emitiu uma nota oficial no final do dia afirmando que Luana foi, oficialmente, cadastrada no sistema da prefeitura e recebeu todos os acessos necessários aos documentos e informações da pasta no mesmo dia de sua nomeação.
“Nessa quinta-feira, enfrentou um contratempo ao perder sua senha de acesso, situação que seria resolvida no mesmo dia, no período da tarde, com a recuperação pelo setor de informática”, diz a pasta.
“Contrariamente às declarações da ex-secretária, afirmamos que ela teve acesso amplo ao sistema antes de sua exoneração. Além disso, foi organizada uma visita aos postos de saúde, para a qual a secretaria disponibilizou o acompanhamento do médico diretor-técnico. Infelizmente, a ex-secretária optou por não aceitar, criando um ambiente de desconforto”, diz a prefeitura.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.