Uma série de restrições foi definida pelos prefeitos da região nesta quinta-feira
Restrições mais rígidas serão aplicadas a várias atividades nos municípios da Amurel para tentar frear o acréscimo de novos casos de coronavírus. A decisão foi tomada pelos prefeitos, em assembleia nesta quinta-feira (25).
Destaque para mudança nos horários de funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, pubs e lojas de conveniência, além da proibição de música ao vivo. As medidas valem por 15 dias, a partir deste sábado (27).
Quem for flagrado sem máscaras de proteção nas ruas e em locais públicos, agora de uso obrigatório, pode ser multado em meio salário mínimo. Já os estabelecimentos comerciais que descumprirem a regra podem ser fechados e pagar multa de um salário mínimo.
A fiscalização será de responsabilidade da Vigilância Sanitária. Em Tubarão, será executada pelas Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, assim como a aplicação de eventuais multas.
- Restaurantes poderão funcionar normalmente até as 18 horas e depois, até as 22 horas, com ocupação reduzida. Após esse horário, podem atender apenas em sistema delivery e take away (pegar e levar).
- Rodízios e bufês à noite não poderão funcionar.
- Lanchonetes podem ficar abertas ate as 18 horas. Após este horário, atendimento somente por delivery.
- Bares, pubs, lojas de conveniência e similares só podem funcionar de segunda a sexta-feira, até as 18 horas. Depois, são permitidos delivery e take away e vedado o consumo de qualquer tipo de produto no local. O funcionamento aos finais de semana e feriados está proibido, exceto serviços de entrega e de retirada no local.
- Food-trucks podem funcionar somente com tele-entrega e retirada no balcão. Fica vedado o consumo de qualquer gênero alimentício, inclusive bebidas, no local.
- Apresentações com música ao vivo estão proibidas.
- Shoppings (galerias e centros comerciais) podem funcionar de segunda a sábado, das 12 às 20 horas, e aos domingos das 14 às 20 horas, com as praças de alimentação até as 18 horas; das 18 às 20 horas, sem qualquer outro tipo de autoatendimento; após as 20 horas, as praças de alimentação só poderão oferecer delivery.
- Estão liberadas as práticas do futebol e do futsal profissionais. Modalidades coletivas de caráter amador seguem proibidas.
- Nas praias, está permitida somente pesca profissional. Nas areias, está proibida a permanência sob quaisquer aspectos, inclusive atividades físicas.
- Velórios podem durar no máximo seis horas, com permanência limitada nas áreas internas das funerárias a dez pessoas. As funerárias permanecerão fechadas entre 0h e 6h.