Estudos sobre canal de acesso ao porto devem iniciar em setembro
Deve levar pelo menos mais um ano para a entrega do projeto de reestruturação do canal de acesso ao Porto de Laguna, incluindo levantamentos hidrográficos, batimetria, projeto de dragagem e projeto de derrocagem.
Só após a entrega do estudo é que será definido se as obras serão viáveis ou não.
De acordo com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a licitação para a realização dos projetos foi realizada e agora está na fase de contratação e homologação da empresa.
“A assinatura da ordem de serviço para a confecção do projeto deve acontecer até setembro. Como o prazo para conclusão é de até 450 dias, a expectativa é de que até setembro do ano que vem possamos ter o projeto em mãos para, então, definirmos os próximos passos”, explica.
O investimento de R$ 5 milhões para esta primeira etapa será feito com recursos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por indicação parlamentar da bancada do sul.
“Os projetos são fundamentais para determinar a possibilidade ou não de futuras obras no local. Somente com esses estudos saberemos o que efetivamente será necessário fazer e quanto as obras irão custar”, pontua Beto.
Estudo
Os trabalhos incluem a elaboração de levantamentos hidrográficos, prospecção de estruturas, projeto básico de dragagem, projeto básico de derrocagem e de remodelagem dos molhes no acesso ao Porto de Laguna.
Já o outro edital compreende a atualização e adequação de levantamentos hidrográficos e projeto executivo de dragagem do canal de navegação ao Porto de Laguna.
“Estamos cientes de que esta é uma reivindicação antiga e de que trabalhos precisam ser realizados no local, mas, para sabermos realmente o que será necessário, sua viabilidade e também o custo-benefício de uma obra do porte almejado, precisamos primeiro ter os projetos em mãos”, acentua o secretário.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.