O grande número de baleias adultas sem filhotes chamou a atenção da equipe de monitoramento
O primeiro sobrevoo da temporada de 2024 de avistagem de baleias francas registrou um recorde de 99 animais marinhos (38 pares de fêmeas com filhotes e 23 adultos solitários) no Litoral Sul de Santa Catarina. Laguna, Imbituba e Garopaba lideram os registros.
O sobrevoo para monitoramento aconteceu na última sexta-feira (19) ao longo de toda Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, de Florianópolis a Torres (RS).
O grande número de baleias adultas sem filhotes chamou a atenção da equipe de monitoramento, já que não havia sido registrado o fato nos últimos anos. Esses adultos foram vistos principalmente no Litoral Sul do Estado.
As maiores concentrações de baleias por município foram registradas em:
- Laguna (26)
- Imbituba (22)
- Garopaba (20)
- Florianópolis (17).
"Este foi o maior número de baleias já registrado para o mês de julho. Desde 2002, quando iniciamos os sobrevoos, o maior número catalogado havia sido de 68 baleias em 2015. Ainda não sabemos se isso é um sinal de que será uma temporada com número recorde de baleias ou se o período em que os mamíferos visitam o nosso litoral foi antecipado”, destaca Karina Groch, diretora de Pesquisa do ProFranca.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.