Os pesquisadores acreditam se tratar de um recém-nascido
O primeiro filhote de baleia-franca da temporada 2024 em Santa Catarina foi visto com a mãe dele na Praia de Ibiraquera, em Imbituba. Os pesquisadores acreditam se tratar de um recém-nascido, conforme o Projeto Franca Austral (ProFranca), que fez o registro.
O filhote foi visto na quarta-feira (19). A mãe dele já é conhecida dos pesquisadores. Ela foi catalogada em 2003 e já teve outros dois filhotes em águas catarinenses, em 2015 e 2021.
A mãe já havia sido vista antes nesta temporada, em 11 de junho, sozinha. Oito dias depois, houve esse registro com o filhote.
Os pesquisadores foram surpreendidos com um início mais cedo da temporada de baleias em Santa Catarina. Esses mamíferos foram vistos já em 24 de maio. Geralmente a temporada começa em julho.
Desde esses primeiros avistamentos, já foram identificadas 10 baleias. Dessas, seis já eram conhecidas e quatro nunca tinham sido registradas. Em Santa Catarina, já foram vistas baleias em Imbituba, Laguna, Garopaba e Florianópolis.
“Elas chegaram mais cedo, o que nos traz alegria pela presença que, provavelmente, pode ser o reflexo de trabalhos incessantes para sua conservação, já que foram quase extintas há 40 anos pela caça desenfreada”, disse a diretora do projeto, a bióloga Karina Groch.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.