O tráfego de veículos será liberados gradativamente após a reinauguração
Após a reinauguração, marcada para o próximo dia 30, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, será utilizada preferencialmente por pedestres, ciclistas e ônibus nos primeiros meses. Antes, no dia 21, começará a circular a Linha Ponte Viva, entre o Centro e a cabeceira da Ilha, que será gratuita até o dia 13 de janeiro.
Nesse dia, 12 linhas do transporte coletivo passarão a circular pela ponte, e mais dez a partir de 3 de fevereiro. A expectativa da prefeitura de Florianópolis é de que até o dia 2 de março 72 mil passageiros entrem na Ilha em ônibus pela Hercílio Luz, o que reduziria em 30% o número de passageiros por dia nas pontes atuais. A ideia é que esse número chegue a 100 mil até o fim de 2020.
Caminhões de carga serão autorizados a usar a Hercílio Luz em 16 de março. Será implantado um sistema de controle e categorização, com restrições de horário.
Inaugurada em 1926 e fechada há quase três décadas, a ponte passou por uma reforma estrutural, com substituição de cerca de 60% da ferragem original. A construção chegou a correr risco de desabamento e foi totalmente fechada em 1991. O projeto de reparo durou 14 anos e custou cerca de R$ 1,2 bilhão.