Trecho ficou interditado durante o dia e foi liberado na noite deste sábado
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) informou que está monitorando e acompanhando as ações relacionadas ao acidente envolvendo uma carreta bitrem carregada com clorito de sódio (solução a 25%), ocorrido no km 260 da BR-101, sentido sul, próximo ao rio Cova Triste, em Paulo Lopes.
O produto, que seria utilizado para desinfecção na indústria alimentícia, é corrosivo e apresenta riscos ambientais e à saúde devido à toxicidade de seus vapores e líquidos.
Por conta do acidente, o bloqueio no Km 261 da rodovia federal começou por volta das 8h. Ao longo do dia, as filas no trecho chegaram a 15 quilômetros.
A partir das 20h, a pista no sentido sul foi totalmente liberada após a retirada da carreta da via e a limpeza da carga perigosa.
O acidente resultou no tombamento de uma das carretas, que transportava 20 contêineres IBC de 1.250 litros cada.
Dos 20 contêineres, cerca de 16 mil litros romperam, causando o derramamento do produto, que contaminou o solo, a água do rio Cova Triste e afetou parte da vegetação próxima ao local.
Equipes do IMA identificaram dano ambiental, incluindo a mortandade de peixes, como exemplares das espécies lambari e traíra, além de outros impactos à fauna aquática.
De imediato, as equipes do IMA se mobilizaram para verificar a situação ambiental, ainda pela manhã, realizando o mapeamento dos possíveis cursos d’água que poderiam ser afetados pelo derramamento.
“O IMA reforça seu compromisso em mitigar os impactos ambientais causados pelo acidente, monitorando o local e apoiando as ações necessárias para a recuperação do ambiente afetado”, informou o órgão.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.