Segundo o Climatempo, o ar quente e seco vai ganhar mais força a partir do sábado (17), já com temperaturas mais altas
Depois de um período de frio intenso, o Brasil se prepara para um retorno significativo do calor em amplas áreas do país.
Uma nova e forte massa de ar quente está se estabilizando na região central, favorecendo a elevação das temperaturas e criando um cenário de verdadeira "gangorra" térmica em algumas regiões.
Segundo o portal Climatempo, o ar quente e seco vai ganhar mais força a partir do sábado (17), já com temperaturas mais altas. A onda de calor vai começar oficialmente no domingo, 18 de agosto e deve durar pelo menos até o dia 22/8 no país.
Massa de ar quente e alta pressão
Uma nova massa de ar quente se estabelece no Brasil, com características similares às das últimas ondas de calor.
Este sistema está sendo impulsionado pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes do interior do país, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas.
A umidade relativa do ar, que já está em níveis baixos, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.
Após a recente atuação de uma forte massa de ar frio, que estabeleceu recordes de baixas temperaturas no país, a chegada dessa massa de ar quente cria um contraste significativo.
Essa mudança brusca pode desafiar a saúde dos brasileiros, especialmente nas áreas que experimentarão temperaturas entre 5 a 7 °C acima da média nos próximos dias, o que é esperado para a região Sul do país.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.