Sábado, 23 de outubro de 2021
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
27/05/2020 13h56

No aniversário de 150 anos de Tubarão, saúde para todos

Lúcio Flávio analisa o atual momento da cidade

Meu saudoso sogro, sr. João Afonso Zanini, homem muito sábio, costumava dizer nas comemorações em família que o mais importante na vida é ter saúde. Essa era a verdadeira riqueza, nas palavras dele. Pois chegamos aos 150 anos de Tubarão num momento em que ninguém discorda dessa afirmação tão simples quanto verdadeira, mas que só a levamos em conta quando já perdemos a saúde ou temos o risco de perdê-la. Saúde – é o que desejamos todos.


Partindo dessa premissa, podemos dizer que a Tubarão que chega ao seu sesquicentenário é uma cidade riquíssima. Temos uma estrutura de saúde excepcional, quando comparada aos demais municípios brasileiros, tanto na estrutura pública quanto particular. Isso não nos torna imunes ao coronavírus, precisamos continuar tomando todos os cuidados, óbvio. Mas nos deixa um pouco mais seguros para podermos continuar tocando a vida, em meio à pandemia.


O trabalho que o prefeito Joares Ponticelli e o secretário de Saúde Daisson Trevisol realizam no enfrentamento à Covid-19 no município é digno de todos os elogios. Desde o dia 13 de março, quando a cidade registrou o primeiro caso suspeito de Covid-19, a Fundação de Saúde emite um boletim diário, ao final da tarde, onde atualiza o quadro do coronavírus em Tubarão. O boletim, com áudio do secretário, evita que fake news se espalhem, o que poderia provocar alarmismo na população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já em 19 de março, com o terceiro caso suspeito, a prefeitura decretou estado de emergência. Essa rapidez nas ações, que se deve creditar também ao governador Moisés, permitiu que a nossa região e o Estado pudessem enfrentar a pandemia da melhor forma possível, que é seguindo as orientações da OMS. Estados e países que retardaram o isolamento social acabaram ficando mais tempo fechados, e a recuperação econômica também levará mais tempo.


Isso não quer dizer que estamos a salvo, e devemos relaxar nas medidas de prevenção, pelo contrário. Foram as medidas certas e rápidas tomadas pelas nossas lideranças aqui na cidade, nos municípios vizinhos e no Estado que nos permitiram ter esse pequeno número de infectados e de mortes, até agora. Muitas obras foram entregues nesses últimos anos, e outras ainda serão entregues até o final dessa gestão. Mas, sem dúvida, essa ação eficiente na pandemia foi a mais importante de todas.


Para esse dia tão especial, que marca os 150 anos de Tubarão, lembrei de falar das comemorações do sesquicentenário feitas em 1986, na gestão de Miguel Ximenes, e da importância da correção de data feita após pelo ilustre historiador Amadio Vettoretti, que acertou nosso calendário. Pensei em citar também as inúmeras obras que estão sendo feitas na cidade, que irão transformá-la e agilizar seu desenvolvimento. Mas tudo isso perde o sentido se, como dizia meu amado sogro, não tivermos saúde. Portanto, saúde para todos nós.

Fonte: Lúcio Flávio/Região em Destaque/Sul Agora - Foto: Divulgação
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.