Única alteração ficou por conta do transporte coletivo, que passou a operar nessa segunda em horários restritos
Os municípios da Amurel, atendendo à recomendação do Comitê Regional de Saúde, prorrogaram por mais sete dias, a contar desta terça-feira (18), os decretos com as determinações vigentes para o combate ao coronavírus. A única alteração ficou por conta do transporte coletivo, que passou a operar nessa segunda (17) em horários restritos e definidos pelas empresas.
O comitê solicitou ainda, de forma oficial, um posicionamento do Centro de Operações de Emergências em Saúde (Coes) de Santa Catarina sobre o fato de a Amurel, mesmo classificada como região gravíssima, não ser incluída no decreto publicado pelo Estado na última sexta-feira (14). De acordo com as prefeituras, as explicações estão sendo aguardadas.
Por sua vez, a Secretaria de Estado da Saúde publicou portaria ontem que determina quais medidas de enfrentamento à covid-19 devem ser adotadas de acordo com a avaliação de risco.
Entre as restrições impostas para risco potencial gravíssimo estão o acesso de público a competições esportivas e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso comum, como parques, praças e praias, exceto para a prática de esportes individuais. Além disso, há também a autorização de funcionamento do serviço público municipal, estadual e federal apenas de forma remota, com exceção dos serviços essenciais. Pela nova portaria, as regiões devem atender a estas determinações imediatamente.