Domingo, 16 de junho de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
18/05/2021 08h25

Morre Casildo Maldaner, ex-governador de SC, vítima de câncer

Velório acontece na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (18)

Morreu na noite de segunda-feira (17) o ex-governador e ex-senador de Santa Catarina Casildo Maldaner, vítima de câncer. Aos 79 anos, o político foi internado em um hospital de Florianópolis no domingo (16), após passar mal. A informação foi confirmada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) catarinense e o governo decretou luto de sete dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2018, Casildo se recuperou de um câncer que afetava o sistema nervoso central. Há três semanas, foi diagnosticado que a doença havia voltado. Natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul, ele nasceu em 2 de abril de 1942.


O velório acontece na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (18), das 10h às 13h, e seguirá os protocolos de segurança e prevenção à covid-19. Na sequência, será realizada uma cerimônia de cremação, no Jardim da Paz, em ato reservado à família e amigos mais próximos.


O MDB de Santa Catarina emitiu nota de pesar pelo falecimento de Casildo Maldaner. Confira parte da nota:


É com profunda tristeza que informamos a toda família do MDB catarinense que o ex-governador e ex-senador Casildo Maldaner nos deixou na noite desta segunda-feira. Casildo foi uma das maiores e mais carismáticas lideranças do nosso partido.

Foi eleito vice-governador em 1986 na chapa encabeçada por Pedro Ivo. Com o falecimento do titular, em janeiro de 1990, ele assumiu o Governo de Santa Catarina. Enquanto governador, entre as suas realizações, podemos citar a autonomia financeira da Udesc, o compromisso com a escola pública gratuita e de qualidade e a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. Em 1994 foi eleito senador, onde atuou até 2003. O primeiro governador do Oeste catarinense foi também vereador, deputado estadual e federal, e presidiu o BRDE.


Trajetória


Natural de Carazinho, Rio Grande do Sul, Casildo João Maldaner nasceu em 2 de abril de 1942. É o primogênito de nove filhos de Andreas e Érica Braum Maldaner. Casou com Ivone Maldaner, em 1972, com quem teve três filhos, Josaine, Jandrey e Janiara. Avô de Joanna, Joaquim, Jessica, Emília e Otto, concluiu o grau de bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Irmão do deputado federal e presidente estadual do MDB catarinense, Celso Maldaner.


Iniciou sua vida pública em 1962 como vereador em Modelo, mesorregião do Oeste Catarinense pela União Democrática Nacional (UDN). O primeiro político da família Maldaner, fez campanha a cavalo e acabou sendo eleito como o vereador mais votado, com 114 votos. Com o fim dos partidos em 1966, Casildo filiou-se ao MDB. Partido que chegou a presidir em Santa Catarina e do qual foi presidente de honra até o seu falecimento.


Foi deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 8ª legislatura (1975-1979) e na 9ª legislatura (1979-1983). Foi deputado à Câmara dos Deputados na 47ª legislatura (1983-1987). No seu primeiro mandato em Brasília aproximou-se de lideranças nacionais do PMDB, como Ulysses Guimarães, sendo conduzido à Executiva Nacional do seu partido como 1º secretário. Comandou o processo de redemocratização do Brasil, participando da Campanha Diretas Já e a da Eleição de Tancredo Neves. Atuou sob inspiração de bandeiras sempre voltadas para a conciliação, o entendimento e à prudência.


Foi vice-governador de Santa Catarina, eleito em 1986 na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos (PMDB). Com o falecimento de Pedro Ivo, em janeiro de 1990, assumiu a chefia do Poder Executivo estadual, exercendo o mandato até março de 1991. Sem mandato, Casildo assumiu a presidência do PMDB em Santa Catarina.


Foi eleito senador da República e exerceu o mandato de 1995 a 2003. Em 2006 foi eleito primeiro suplente do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), pelo PMDB. Foi diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul até janeiro de 2011, quando Colombo renunciou ao mandato para assumir o governo de Santa Catarina e Maldaner assumiu novamente uma cadeira no Senado.


Conselheiro de grande parte das lideranças do MDB em Santa Catarina, Casildo João Maldaner teve participação decisiva nas eleições do ex-governador Luiz Henrique da Silveira e tantos outros companheiros, que expressavam confiança na liderança de Maldaner. No comando do MDB, fortaleceu a sigla, liderando a famosa Jornada da Unidade no início dos anos 90 e dando início a uma caminhada de novas e importantes conquistas para seu partido.

Redação
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.