Jairo Cascaes sai de licença para tratamento de saúde
Uma licença para tratamento de saúde do prefeito Jairo Cascaes (PSD) proporcionará ao vice Moisés Nunes (PL) a primeira experiência de chefiar o Poder Executivo de Tubarão.
Será o sexto nome a assumir uma missão na mais imprevisível gestão em muito tempo na cidade.
O primeiro foi Joares Ponticelli (PP), consagrado nas eleições de 2020 com mais de 35 mil votos – 67% do total. Seu vice, Caio Tokarski (então no PSD), governou interinamente a cidade em março de 2022, durante curta licença do titular.
Antes ainda, em outubro de 2021, quem chegou ao ponto mais alto da política municipal foi o então presidente da Câmara de Vereadores Nilton de Campos (à época no PSD, hoje no PL), com as licenças de Joares e Caio.
No começo de 2023 a rotina administrativa da cidade foi abalada na terceira fase da Operação Mensageiro.
Joares e Caio foram afastados pela Justiça em 14 de fevereiro. Então presidente da Câmara, Gelson Bento (PP) foi convocado a assumir a cadeira de prefeito sem saber ao certo até quando duraria a sua interinidade.
Durou quase seis meses. Em 8 de agosto Jairo Cascaes (PSD) assumiu, um dia após vencer a eleição indireta em votação na Câmara de Vereadores.
É ele quem tem ocupado a função desde então. Hoje Moisés se torna o sexto e, provavelmente, último alcaide de um período turbulento.
O prefeito interino
Moisés Nunes tem 60 anos. É empresário, dono de um mercado no bairro Monte Castelo que leva seu nome.
Foi eleito vereador em 2020 e reeleito em 2024 pelo PP. Em agosto do ano passado, renunciou ao mandato parlamentar para assumir o posto de vice-prefeito, após a eleição indireta realizada na Câmara de Vereadores. Filiou-se ao PL em abril deste ano.
Errata: esse texto foi corrigido. Anteriormente constava a informação de que Moisés seria o sétimo prefeito na atual legislatura, e que o vereador Zaga Reis teria assumido a prefeitura. No entanto, Moisés será o sexto prefeito no período.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.