A participação nas celebrações está suspensa desde a publicação do decreto com medidas preventivas ao coronavírus
As celebrações nas igrejas católicas da Diocese de Tubarão serão liberadas para presença dos fieis a partir do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira da próxima semana, dia 11, após mais de dois meses e meio suspensas em decorrência do coronavírus. Os números de participantes não poderão ser superiores a 30% das capacidades do locais e os membros de grupos de risco serão orientados a permanecer em casa.
Os lugares nas igrejas onde as pessoas poderão ficar durante as missas serão demarcados, assegurando o distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre cada uma. Também serão afixados em locais visíveis cartazes orientando quanto às regras de higiene e de distanciamento.
Todas as orientações, incluindo preparação do altar e cuidados com os objetos usados, foram reunidas em um documento divulgado pelo bispo, Dom João Francisco Salm. Cada comunidade definirá os responsáveis pelos cuidados de proteção como abrir as portas, orientar as saídas e entradas dos fieis, disponibilizar álcool em gel 70%, garantir que todos desinfetem as mãos, façam uso de máscaras e ocupem os lugares estabelecidos.
Todas as pias de água benta estarão vazias ou serão retiradas. Não haverá recolhimento de ofertas durante as missas, e sim na saída. Para a comunhão, os fieis devem respeitar o distanciamento e retirar a máscara somente no momento de comungar. “É preciso agir com prudência, adequado planejamento, empenho, coragem e esperança. Também a Igreja, em sintonia com as autoridades sanitárias, tem a grave responsabilidade de prevenir o contágio da covid-19”, destaca o bispo.