Sábado, 02 de agosto de 2025
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
23/07/2025 14h18

Mais de 11 mil pessoas vivem nas ruas de SC, revela relatório do MPSC

Número supera a população de oito cidades da região da Amurel

Um estudo recente do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) revelou que o número de pessoas em situação de rua no estado já ultrapassa 11 mil.


O dado foi obtido a partir de um levantamento realizado em 13 municípios catarinenses que concentram a maior parte da população em situação de rua registrada no CadÚnico até março de 2025.


O relatório aponta que, juntas, as cidades de Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Camboriú, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Joinville, Navegantes, Palhoça, São José e Tubarão concentram 11.588 pessoas em situação de rua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse número supera a população de oito cidades da Amurel em termos de quantidade de habitantes:

*Os dados consideram a população estimada até 2024 de cada município, conforme informações do IBGE.
Cidade População
Pescaria Brava10.531
Armazém9.188
Treze de Maio7.585
Grão-Pará6.397
Rio Fortuna5.006
Pedras Grandes4.343
Santa Rosa de Lima4.038
São Martinho3.501

De acordo com o relatório do MPSC, o panorama nas cidades é semelhante. 


Entre os principais motivos que levaram essas pessoas a viver nas ruas estão o desemprego, problemas familiares e a perda da moradia.


Outro dado que chama a atenção é o nível de escolaridade: mais de 90% das pessoas abordadas frequentaram a escola e sabem ler, o que reflete um perfil distante do estereótipo de analfabetismo extremo muitas vezes atribuído a essa população.


O levantamento, em âmbito estadual, foi feito com base no CadÚnico, ferramenta do governo federal que se consolidou como a principal base de dados para esse tipo de registro.


Leia também: Quem são as pessoas que vivem nas ruas de Tubarão? Estudo traça perfil


Leia também: Forças-tarefas retiram mais de 60 pessoas das ruas em Tubarão em 2025


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

  • 1 / 2
  • 2 / 2
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.