Única vereador eleita em Tubarão já tem projetos para apresentar a partir de 2021
Foram duas décadas sem nenhuma vereadora em Tubarão. Luciane Tokarski (Republicanos), única eleita para a legislatura 2021-2024, tem a grande responsabilidade de não apenas representar a classe, como servir de exemplo para que mais mulheres se interessem e tenham participação mais efetiva na política.
Eleita com 1.261 votos, a corretora de imóveis e seguros de 46 anos inclusive está engajada em um importante projeto para o município desde antes mesmo de ser candidata. A Casa da Mulher Brasileira a ser implantada em Tubarão já passou pela etapa burocrática de reunião de documentos e a licitação deve ser lançada em breve. Depois de construída e equipada, a casa irá amparar mulheres vítimas de violência com questões de saúde e educação, por exemplo.
"Minha expectativa está muito positiva e grande. Vinte anos sem uma mulher e com um número tão pequeno de mulheres que já passaram pela Câmara, realmente me dá uma sensação de responsabilidade muito grande. Temos muitas mulheres guerreiras e quero poder representar bem", destaca Luciane.
Outro projeto que a futura vereadora pretende viabilizar é o "Meu Bairro, Nossa Responsabilidade". A ideia é se aproximar dos moradores, conhecendo a realidade de cada bairro para trabalhar de maneira mais efetiva as áreas de vulnerabilidade social.
"Quero ouvir a comunidade, que é papel do vereador. Tenho outras propostas, todas viáveis e muito importantes", relata. "Gostaria que mais mulheres estivessem ocupando o cargo. A mulher, além da sensibilidade, tem muita força", completa.