Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
27/01/2021 08h24

Livro celebrando bicentenário de Anita Garibaldi será lançado em três línguas

No Brasil, a obra ganhará o título de “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”

Já foi enviado para impressão o novo livro que o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) publicará em virtude das comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi. “Una Rosa per Anita” foi escrito em italiano e traduzido para as línguas portuguesa e espanhola e, aqui, em terras brasileiras, ganha o título de “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”.


A previsão do instituto é lançar oficialmente a obra no dia 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Desta forma, o CulturAnita presta tributo às mulheres e, sobretudo, a Anita Garibaldi, “heroína dos dois mundos”.


O livro original falava apenas sobre a Rosa de Anita, explicando as razões de sua criação e adoção como símbolo dos 200 anos. Na edição trilíngue, novos conteúdos foram adicionados.


“Além de uma árvore genealógica dos ascendentes e descendentes de Anita, o livro também contém uma cronologia histórica da heroína e os poemas de Garibaldi sobre ela, extraídos de suas memórias. O leitor poderá conhecer os verdadeiros traços fisionômicos de Anita, lendo o artigo ‘Como era Anita’, que contém uma reconstituição digital baseada em relatos históricos”, detalha Adilcio Cadorin, diretor do CulturAnita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os textos que compõem as 270 páginas, Andrea Antonioli (diretor do Museu Renzi) e Giampaolo Grilli discorrem sobre a construção do “mito” Anita, enquanto a bisneta da heroína, Annita Garibaldi, faz um longo relato acerca da “primeira Anita”.

Antonioli e Cadorin organizaram a obra, com contribuição textual de Grilli, Annita Garibaldi, Alessandro Ricci e Giovanni Tesei, e poesia de Maria Gabriella Conti. O livro tem apresentações de Dario Franceschini (ministro dos Bens e Atividades Culturais da Itália), Andrea Belluzzi (secretário de Estado de San Marino), deputado Júlio Garcia e outras autoridades nacionais e internacionais.  Esta edição é feita por meio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

O lançamento ocorrerá em evento presencial, com restrição de público, sendo transmitido ao vivo pela internet, em Laguna.


Bicentenário da heroína


O projeto que comemora o bicentenário de Anita Garibaldi, lembrado este ano, prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinenses, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória de Anita Garibaldi, a “heroína dos dois mundos”. A ideia é que sejam realizados eventos ao longo deste ano comemorando a memória da personagem histórica nascida em 1821.

A iniciativa decorre de um convênio internacional celebrado entre o Museu Renzi, de Borghi (Itália), que é representado por Andrea Antonioli e Gianpaulo Grilli, e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), de Laguna (Brasil), representado por Leo Felipe Nunes e Adilcio Cadorin.

Ainda, a Rosa de Anita, híbrido desenvolvido pelo italiano Júlio Pantoli, teve os direitos de reprodução repassados ao Museu Renzi, da Itália, que franqueou autorização para que o CulturAnita pudesse clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul.

CulturAnita / Foto: Luís Claudio Abreu
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.