O preço máximo de cada praça é R$ 5,19, mas dependerá da oferta em leilão
O governo federal confirmou a data do leilão da concessão do trecho Sul da BR-101 para 21 de fevereiro. A área é entre Paulo Lopes (km 244+680) e a divisa SC/RS (km 465+100). O leilão envolve operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias do sistema rodoviário. O vencedor será aquele que ofertar o menor preço por praça de pedágio.
Após a concessão, quatro pedágios estão previstos para o trecho da BR-101: em Laguna, Tubarão, Araranguá e São João do Sul. O preço máximo de cada praça é R$ 5,19, mas dependerá da oferta em leilão.
Conforme o estudo realizado, a concessão impactará diretamente 17 municípios do Sul do Estado: Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Sangão, Içara, Criciúma, Maracajá, Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul e São João do Sul.
A concessão terá um prazo de 30 anos, e consistirá na exploração da infraestrutura e na prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade. Ainda não há previsão para a instalação das praças de pedágio e para o início das operações.
Ao longo do ano passado, audiências públicas foram realizadas para tratar a respeito das praças de pedágios. Lideranças políticas e empresariais tentaram reverter a quantidade de praças, alegando uma quantidade maior em menor distância do que a existente na região Norte, mas as decisões já haviam sido tomadas, e o edital permaneceu inalterado, mantendo as quatro praças.