O município de quase 365 mil habitantes tem 63 células neonazistas
A jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo, publicou que uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos está observando com atenção a cidade de Blumenau, por conta das células neonazistas que atuam na cidade. Os números despertaram a atenção do órgão, que é vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
De acordo com a publicação, o grupo virá a Santa Catarina entre 9 e 12 de abril. Para investigar a questão, a equipe ouvirá possíveis vítimas, autoridades e especialistas. Ao final, um relatório será feito.
Blumenau será uma das cidades visitadas. Um levantamento da antropóloga e especialista no tema Adriana Dias mostrou que o município de quase 365 mil habitantes tem 63 células neonazistas. A capital paulista, com 12 milhões de moradores, tem 96.
Essa desproporção nas quantidades chama a atenção do Conselho, que quer entender o que ocorre na região. A colunista também contou que a viagem surgiu a partir de uma representação enviada pela Associação Brasileira de Imprensa pedindo a abertura de uma investigação sobre o aumento de atividades e células neonazistas no Brasil.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.