Formalização do acordo contou com a apresentação do mapa oficial que estabelece as novas fronteiras
Após anos de diálogo e expectativa, Imbituba e Garopaba deram um passo definitivo para encerrar uma questão que se arrastava há décadas: a definição dos limites territoriais entre os dois municípios.
A formalização do acordo aconteceu nesta semana na Prefeitura Municipal de Imbituba, com o registro em ata e a apresentação do mapa oficial que estabelece as novas fronteiras.
O encontro contou com a presença do prefeito de Imbituba, Michell Nunes, vereadores de ambas as cidades, além dos presidentes das Câmaras Municipais, Matheus Pereira, de Imbituba, e Edmundo Alves do Nascimento, de Garopaba.
A decisão encerra anos de indefinição, garantindo uma delimitação territorial coerente e respeitosa, que leva em consideração o pertencimento histórico das comunidades locais e encerrar problemas enfrentados por moradores dos bairros Grama, Limpa e Campo D’Una.
O presidente da Câmara de Garopaba, Edmundo Alves do Nascimento, ressaltou a importância do momento.
“Quero externar meus agradecimentos pelo empenho de todos e celebrar essa decisão que há anos era esperada. Hoje concluímos definitivamente a definição dos limites dos nossos municípios”, disse.
Já o presidente da Câmara de Imbituba, Matheus Pereira, destacou o impacto positivo para a região. “Essa era uma demanda antiga nossa. Sempre mantivemos um diálogo aberto com Garopaba e, hoje, a delimitação na região norte, que tanto era afetada, passa a ter uma definição correta. É um marco histórico e temos que comemorar”, declarou.
Para o prefeito de Imbituba, Michell Nunes, o acordo representa mais que um acerto administrativo. “Este é um momento de maturidade política e de respeito à história e ao sentimento de pertencimento das comunidades. Mais do que traçar linhas em um mapa, estamos reconhecendo identidades e fortalecendo o vínculo de respeito entre nossos municípios”, enfatizou o prefeito.
O resultado é fruto de diversas reuniões e do empenho conjunto de lideranças políticas que colocaram os interesses da população acima de disputas administrativas.
A primeira etapa, que é o acordo entre as duas Câmaras Municipais, foi vencida. Os próximos passos são as votações em ambas as Câmaras Legislativas e, posteriormente, a votação na Assembleia Legislativa, onde já tramita o projeto de lei do deputado Tiago Zilli (MDB), que regulamenta ajustes em divisas municipais.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.